segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Visita de estudo à Fábrica de Azulejos São Simão

No dia 14 de Janeiro de 2009, a Turma CEF-1-Artesão Pintor de Azulejos realizou uma visita de estudo à Fábrica de Azulejos Decorativos São Simão - Arte, situada na Vila Fresca de Azeitão.
Os educandos ficaram a saber que o azulejo foi introduzido em Portugal no decorrer do século XVI, enraizou-se ao gosto nacional e depressa ganhou originalidade ao adequar-se à arquitectura no revestimento de grandes superfícies.

Com o decorrer dos séculos, sofre a influência das modas, quer na combinação das cores, quer na temática representada, quer ainda nos fins decorativos a que se destinava, mas mantendo sempre a sua personalidade e carácter de uma obra de fabrico totalmente artesanal.

Nos últimos tempos e para fazer face à grande procura que começa a ter, o azulejo vai abandonando as técnicas de fabrico artesanal e começa a ser feito em escala industrial.
A Fábrica de Azulejos São Simão é uma oficina artesanal, que nasceu com o objectivo de continuar a obra dos nossos antepassados, fazendo reviver uma arte que desde o século XVI tem inspirado os portugueses no azulejo artesanal.

Os educandos observaram que o processo de fabrico utilizado pela oficina São Simão pouco difere do dos nossos antepassados. Dado tratar-se de um fabrico totalmente manual, torna-se moroso, pelo que requer paciência ilimitada, gosto e muita dedicação, factores que não deixam de ser recompensados pela obra depois de concluída.

Aproveitámos a deslocação a Vila Fresca de Azeitão para visitar a oficina de Faianças de Vila Fresca e observar a pintura de faianças decorativas.

Sem comentários: