terça-feira, 24 de março de 2009

Atelier de miniaturas e jogos de estratégia - N.º 2

O Projecto «Atelier de Miniaturas e Jogos de Estratégia»
Este projecto é destinado a alunos que querem aprender tudo o que se relaciona com wargames em maqueta, miniaturas e jogos de estratégia.
As miniaturas usadas para as batalhas de mesa serão todas montadas e pintadas à mão pelos alunos do atelier. Inscrições limitadas.


A Primeira Actividade do Atelier
No passado dia 18 de Março, «Dia da Criatividade», os alunos do Atelier de Miniaturas e Jogos de Estratégia celebraram jogando um wargame da 2ªGuerra. Numa mesa com modelos de ruínas, montes, muros e árvores, os alunos colocaram os seus exércitos (as miniaturas em escala 1/100 foram emprestadas pelo professor Paulo Pereira). Cada aluno teve direito a: 1 canhão (howitzer, artilharia pesada), 3 tanques (2 Panzer e 1 Elefant), 1 morteiro e 4 unidades de infantaria (soldados com metralhadora).O jogo decorreu da seguinte forma: enquanto que o general Fernando deu ordem para que os seus Panzers avançassem pelo meio da mesa e o Elefant dominasse o flanco direito escondido atrás de uma ruína, o general Fábio deu ordem apenas à sua artilharia pesada para ir disparando continuamente, sem movimentar o resto do exército.

Enquanto ficaram expostas ao fogo inimigo, as unidades de Fernando foram sofrendo muitas baixas (o morteiro, a howitzer e uma unidade de infantaria foram assim destruídas). Os Panzer ainda tentaram conquistar um monte no centro da mesa, mas ao fazê-lo ficaram de lado para os tiros certeiros do Elefant de Fábio, e mesmo a blindagem excelente de um tanque alemão nada pode contra tiros disparados de flanco. Não tendo mais unidades de reserva, Fernando concentrou-se em avançar rapidamente com todas as unidades restantes de infantaria. Duas delas foram destruídas pelos tiros pesados da howizter de Fábio, com visibilidade para todo o meio da mesa. A outra unidade conseguiu entrar em contacto com esta peça, mas o seu assalto falhou (com um lançamento de dados extremamente azarado!), e acabou sendo dizimada pelas metralhadoras da infantaria de Fábio. No final de uma hora cheia de surpreendentes reviravoltas no campo de batalha, o general Fernando deu-se por derrotado, ficando já prometida a amigável desforra numa próxima batalha.

Na próxima sessão do Atelier os alunos vão aprender a montar e pintar as suas próprias peças, nomeadamente: um tanque russo, um tanque americano, dois half-tracks americanos e oito unidades de soldados alemães.

Horóscopo do Aluno
Carneiro/Touro: experimente responder a todas as questões colocadas pelos professores.
Gémeos/Caranguejo: semana propícia para fazer todos os TPC com sucesso!
Leão/Virgem: no próximo teste, tente responder a todas as perguntas o melhor que puder.
Balança/Escorpião: tenha muita atenção ao seu comportamento nos corredores.
Sagitário/Capricórnio: tente não falar com o colega do lado durante as aulas
Aquário/Peixes: tente não chegar atrasado a nenhuma aula.

Jogo à Experiência: Warhammer
Este é talvez o jogo de miniaturas mais conhecido do mundo. Existe também uma recente versão para computador, mas o conceito original é jogado em maquetas (escala 1/72) com exércitos de miniaturas pintadas à mão. Cada exército costuma ter entre 50 a 100 miniaturas, divididas em várias unidades diferentes: infantaria, cavalaria, artilharia, voadores, monstros e heróis. Na foto vê-se um regimento de Império.

O jogo tem muitas regras (um livro de 300 págs com as regras básicas, e depois outro livro específico para cada tipo de exército). Mesmo assim, torna-se rápido quando jogado por jogadores experientes, sendo cada vez mais frequente haver torneios de Warhammer no nosso país.

A Equipa do Jornal de Jogos
Redacção: Turma 11º (Ouvintes)
Organização: Prof. Paulo Pereira

Sem comentários: